quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FanFictions - Uma Arte


Olá, otakus e otomes!

 Todo mundo já deve ter lido, escrito ou até mesmo ouvido falar em 'fanfiction'. Essa palavra longa, que pode ser simplesmente abreviada em 'fanfic' ou 'fic' quer dizer nada mais, nada menos, do que 'ficção de fã'. É em uma fanfic que você expressa o que você está sentindo no momento, ou o que gostaria de estar sentindo. O que você quer que aconteça, ou que tivesse acontecido. Coisas para fazerem rir, chorar, ou até mesmo pensar.





Ser uma ficwritter pode parecer extremamente fácil: escolher um personagem que já existe, um clichê e escrever numa página do word. Postar. Receber reviews. Mas não é. Acho que ser uma ficwritter deveria ser um emprego. Quem saber também merecesse faculdade: 'Forme-se em ficwritter, aqui!'.

Não é fácil escrever - eu como uma ficwritter posso lhes dizer isso.
Angel Girls não são um tema muito usado, porém são ótimos para uma ficlet



Uma fanfic é um mundo onde você pode criar o que você quiser. Pode ter seus próprios personagens, seu próprio cenário... O que você quiser. O tema também pode ser incrivel, desde que seja algo que você goste, algo que foi criado por sua imaginação. Não um plágio - feito por outra pessoa, e copiado por você.


Muitas vezes, quando quero escrever uma one-shot, o tema me surge naturalmente. Pode ser algo extremamente simples - não se espante ao ver que sua ficwritter favorita teve uma ideia para escrever aquela maravilhosa fic quando quebrou um copo ao lavar louça! -, as ideias surgem misteriosamente em sua cabeça. Escreverei esse post como quem vos escreve uma fic. Pode ser?

Primeiramente, existem diversos sites onde você pode postar sua fanfic. Os mais conhecidos são o Fanfiction.net, onde existem fanfics de tudo o que você pode imaginar e O Nyah!Fanfiction, um site totalmente brasileiro. Os dois possuem ótimas ficwritters, ótimas fics e perfeitas coordenações.


Não tenha medo de usar temas que normalmente são usados para fics heterossexuais em um yaoi ou yuri. Pode deixar a fic fofinha, como no caso dos angels. Pode parecer extremamente estranho um angel boy, mas para uma fujoshi, isso é tudo!

 Os temas, muito usados, sao os conhecidos clichês. Existem inumeros. Inumeros. Irei dar o exemplo de Hetalia, minha paixão. Nas HetaFics é extremamente comum encontrar os seguintes temas: Box Meme, em geral, onde os personagens são presos em uma caixa - você também pode encontrar isso em forma de imagem, já encontrei uma do Bad Trio... incrivel -, tema sobrenatural, onde surgem seres incriveis, e se for bem escrita fica perfeita, e alguém bêbado. Sempre. Não que os clichês sejam algo negativo. Pelo contrário.

Agora, após escrever como uma... escritora (?), vos escreverei como uma ficreader.

Leia, leia, leia e inspire-se!
Não existe tema ruim. Existe escritora que não sabe escrever. Isso não é uma desmotivação, pelo contrário! Já vi temas de fanfics incrivelmente perfeitos, onde as autoras não souberam aproveitar e no final a história saiu, desculpem o palavreado, uma bosta. Do nada, literalmente, aconteciam coisas extraordinariamente estúpidas - e não um estúpido a lá 'como o Naruto pensa', estúpido como alguém jogar água no fogo e achar que este não irá se apagar!


Agora, um apoio para as ficwritters novatas: o primeiro tema sempre fica uma merda, por isso publique-o.

Fic de fantasia, com temas sobrenaturais, são uma ótima pedida!
Exato. Pense em algo - pensou em plantas? Pode ser -, pense no personagem - Uma fic de HP? Pode ser! - e agora no cenário! - um jardim? Perfeito. Una todos os seus pensamentos em algo concreto e publique-o. Quando escrevi minha primeira fic e terminei-a, pensei: Cara, ela está perfeita! E atualmente, quando fui lê-la, percebi que na verdade estava um lixo. Recebi muitos elogios quando a escrevi, muitos mesmo. Recomendações também! Dezenove! Para a primeira fic, aquilo era perfeito! O tema era bom, os personagens escolhidos também, o cenário se ajustava... Porém, quando fui ver - dois anos depois de tê-la terminado - vi que a única coisa que não se ajustava era a minha forma de escrita.



A sua escrita amadurece conforme você escreve, e conforme lê. Por isso, não se sinta mal em ter diversas autoras que lhe inspirem. Minhas divas inspiradoras são: Mye-chan, BastetAzazis, DebbyUchiha, gil_haruno, ninahana4, MayumiSato... fram elas que me influenciaram a escrever. Amo as fanfics delas. Algumas escritoras eu nem leio mais, porém mesmo assim agradeço muito a elas. Meu estilo de escrita, atualmente, me agrada. Não o suficiente, ainda tenho muito a melhorar, porém já é um estilo considerado bom.

Então, dicas: Sempre publique sua primeira história. Os comentários farão a diferença na formacomo você começará a escrever. Não tenha medo de expressar suas ideias, desde que ponha a censura correta nelas =P. Leia, leia, leia, leia muito. Inspire-se em outras autoras. Reescreva seus rascunhos.


Boa sorte com suas fics! XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário